• Este projeto foi contemplado como o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012

    Fotógrafos convidados

    Fotógrafos convidados

    Esta pagina é dedicada a fotógrafos  que contribuíram para a difusão e do entendimento do conceito da  fotografia documental. Serão apresentadas por ano  uma media de cinco(5) exposições de renomados fotógrafos Brasileiros e estrangeiros.

    Andre Dusek

    André Dusek, nasceu no Rio de Janeiro em 1956 e mora em Brasília desde 1975. Começou a fotografar profissionalmente em 1978. Formou-se em Comunicação / Jornalismo na UnB em 1979. Trabalhou nas Revistas Manchete e Fatos&Fotos de 1978 a 1980. Foi fotógrafo do jornal Correio Braziliense de 1980 a 82. Foi presidente da União dos Fotógrafos de Brasília em 1983/84. Foi membro da agência AGIL Fotojornalismo de 1982 a 89. Trabalhou na Agência Estado e jornal O Estado de São Paulo de 1988 a 94. De 1994 até 2006 foi repórter fotográfico da revista Istoé, sucursal Brasília. Em 2000/2002 foi diretor membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF. Por seu trabalho na fotografia foi condecorado com a medalha da Ordem do Rio Branco no grau de Cavaleiro. Em 2006 voltou a integrar a equipe de fotógrafos do Jornal O Estado de São Paulo / Agência Estado em Brasília aonde trabalha até hoje.

    Conheça a galeria

    Delfim Martins

    Fotografo convidado do Museu da Fotografia Documental nasceu em 1951 em Barcelos, Portugal. Autodidata, iniciou sua carreira na Universidade Mackenzie, em 1973 Em 1981/1982 recebe o Prêmio Internacional Nikon, Japão. Atualmente é editor de fotografia da Pulsar Imagens Fotografia de Delfim Martins realizada pelo fotografo Claudio Edinger

    Conheça a galeria

    Eraldo Peres

    ERALDO PERES, fotógrafo documentarista e jornalista. Trabalhou em diversos jornais, estando atualmente atuando como correspondente da agência internacional de notícias The Associated Press (AP), em Brasília, diretor da Photo Agência e presidente da Lente Cultural - Coletivo Fotográfico. Diretor executivo do Mês da Fotografia, festival realizado anualmente em Brasília. Diretor Regional Centro-Oeste da Rede dos Produtores Culturais da Fotografia Brasileira (RPCFB). Representante do Centro-Oeste no Setorial de Artes Visuais – CNPC/MinC. Coordenador do Setorial de Fotografia do Conselho de Cultura, junto a Secretaria de Cultura do DF. Nos últimos doze anos, entre outros projetos, dedica seu trabalho para os Projetos FÉsta Brasileira e Filhos da Terra, realizando documentação fotográfica e audiovisual do patrimônio imaterial brasileiro, com ênfase para as tradições e celebrações da cultura popular, principalmente nas zonas rurais e regiões centro-oeste, norte e nordeste do Brasil.

    Conheça a galeria

    Fabio Rodrigues Pozzebom

    Fotógrafo desde 1995, foi no laboratório fotográfico preto e branco que começou a afinar seu olhar para a linguagem fotojornalística. Desde então trabalhou nos jornais Gazeta Mercantil, Comunidade e Tribuna do Brasil e ainda nas agências BG Press e Photoagência, além de atuar como stringer das agências Associated Press, Reuters e AFP. Desde 2006 faz parte da equipe de fotojornalistas da Agência Brasil/EBC, tendo como suas principais coberturas a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, as posses dos presidentes Lula e Dilma, a visita do presidente norte-americano Barack Obama ao país, a Rio+20 e as manifestações que sacudiram o Brasil em 2013. O repórter-fotográfico foi ganhador, em grupo, do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2009 e do concurso "O fim dos Clics", promovido pelo Núcleo de Fotografia de Campinas, em 2012. Em 2014 promoveu a exposição Brasília Noir, onde fotos em alto contraste dialogavam com a arquitetura da capital.

    Conheça a galeria

    Francisco Stuckert

    Francisco Stuckert é um desses profissionais que se rendeu ao fascínio da fotografia, especializando-se em fotojornalismo. Vindo de uma família tradicional dentro da fotografia, decidiu dar a sua parcela de contribuição nesta arte que, mesmo com todos os avanços tecnológicos, não perdeu a poesia.Acostumado a ver a vida pelas lentes do seu equipamento, Stuckert vem captando, com suas objetivas, fatos históricos e sociais, belezas naturais, tragédias e brincadeiras. Sua única preocupação é retratar este cotidiano de forma real, mas sem perder a sensibilidade. Em seu trabalho, ele transforma as fotos em um patrimônio contemporâneo da cultura nacional, enriquecendo a arte e a história do País. Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP). Pós-graduação em Fotografia processo criativo pelo I(ESB).

    Conheça a galeria

    Gonçalo Lobo Pinheiro

    Gonçalo Lobo Pinheiro (Lisboa, Portugal, 4 de Abril de 1979) é um fotojornalista português. Viveu 30 anos em Portugal, mas actualmente reside em Macau, na China. A sua família mais próxima não tem tradição artística, por isso se justifica que com apenas 18 anos tenha tomado verdadeiramente conhecimento com o mundo da fotografia. Conhece muitos fotógrafos portugueses das mais diversas áreas e com eles aprende e continua a aprender. Depois de quatro anos a estudar Engenharia Geológica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, chega à conclusão que não é isso que quer fazer e entra para o curso de Ciências da Comunicação, variante de Jornalismo, na Universidade Autónoma de Lisboa, que termina em 2005. Desde 1999 que, também, se dedica à escrita e a poesia

    Conheça a galeria

    Kim-Ir-Sen

    Kim-Ir-Sen, 64 anos, 44 de fotografia profissional. Sua fotografia contundente e expressiva faz parte do patrimônio visual do país, nos anos 80 foi sócio da AGIL Fotojornalismo, agência que foi referência no jornalismo investigativo no Brasil. Atualmente é o presidente da www.kimage.com.br, empresa dedicada a desenvolver projetos interativo multimídia, e com um acervo de milhares de fotos. É Pós-graduado em Antropologia Visual pela Universidade Católica de Goiás, realizou 44 exposições coletivas e quatorze individuais no Brasil e no exterior.

    Conheça a galeria

    Luis Humberto Miranda Martins Pereira

    Luis Humberto Miranda Martins (Rio de Janeiro RJ 1934). Fotógrafo. Formado em arquitetura, em 1959, pela Faculdade Nacional da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), integra a equipe de professores que funda a Universidade de Brasília em 1962, na qual leciona inicialmente arquitetura e urbanismo e, posteriormente, fotografia, tornando-se, em 1992, o primeiro professor titular desta disciplina numa universidade brasileira

    Conheça a galeria

    Luis Jungmann Girafa

    Formado em arquitetura pela Universidade de Brasília (UnB), é também artista plástico, cineasta e fotógrafo. Traz no currículo diversas exposições no Brasil e no exterior. No cinema, realizou quatro curtas-metragens e assinou a direção de arte de diversos longas-metragens, entre eles a do aclamado Louco por cinema, de André Luiz Oliveira. Na fotografia, Anônimos do Rossio é seu livro de estreia e publicou recentemente o ensaio fotográfico. “Conversa Paralela”

    Conheça a galeria

    Luiz Clementino

    Como caminho pelo cerrado todos os dias, essa soberba vegetação nos proporciona sobremaneira uma fotografia livre. Deparamos com maravilhosas composições tanto no espaço da aberração cromática quanto na forma estética.

    Conheça a galeria

    Marcos Santilli

    Marcos Santilli 65, é um fotógrafo brasileiro. Foi diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo de 1995 a 2003.Marcos Santilli foi fundador e primeiro vice-presidente da União dos Fotógrafos do Estado de São Paulo e da União dos Fotógrafos de Brasília. Coordenou diversos cursos, palestras e oficinas no Brasil, Venezuela Estados Unidos e Canadá. As fotografias de Marcos Santilli tiveram centenas de publicações brasileiras e estrangeiras: jornais, revistas, livros, filmes, vídeos, discos, audiovisuais, espetáculos musicais, CD Roms, programas especiais de TV e exposições. Foram editados os livros individuais de fotografia: Àre (Sver e Bocato Editores, São Paulo, 1987), Madeira-Mamoré, Imagem e Memória (Memória Comunicações Ltda., São Paulo, 1987) e Amazon, a Young Reader’s Look at the Last Frontier (Boyds Mills Press. Honesdale, EUA, 1991). É membro fundador e foi coordenador geral do Nafoto - Núcleo dos Amigos da Fotografia, entidade que promove o Mês Internacional da Fotografia e o Seminário Internacional de Fotografia. Atualmente dirige a Memória Comunicações Ltda. que desenvolve projetos culturais nas áreas de fotografia, vídeo e artes gráficas e mantém a Pousada dos Anjos, em Cunha.

    Conheça a galeria

    Noilton Pereira de Lacerda

    Autodidata, iniciou sua carreira nas caminhadas pela zona rural , 2015 recebe os Prêmios, UBRIS DE FOTOGRAFIA E DE BEM COMUNICADO DEUS promovido pela Monteiro de monte Sião. Atualmente é diretor fotográfico no projeto "casa de boneca" projeto criado para ajudar famílias carentes vítimas da seca.

    Conheça a galeria

    Orlando Brito

    Uma lenda no fotojornalismo, Brito ditou o fazer fotográfico no jornalismo nos últimos 40 anos, é um mestre em documentar a historia politica do Brasil. Atualmente fotografo na campanha de Aécio Neves para presidente do Brasil.Mereceu o prêmio World Press Photo do Museu Van Gogh, de Amsterdã. Por onze vezes recebeu o Prêmio Abril de Fotografia, inclusive o de Hors-Concours. Fotografias no acervo do Museu Georges Pompidou, em Paris.

    Conheça a galeria

    Rikardo Reis

    Brasiliense, aos 11 anos de idade ganhou de seu pai, sua primeira câmera fotográfica, o que despertou uma profunda mudança na forma de ver o mundo. Auto didata, sempre buscou o olhar e a construção da fotografia artística, mas quando conheceu a obra de Sebastião Salgado,Walter Firmo e Claudia Andujar, tive á certeza do que queria pra sua vida.Tentar apresentar o mundo em suas mais diversas situações sempre comum, o olhar inquieto,

    Conheça a galeria

    Rinaldo Morelli

    Natural de São Paulo, nascido em 1966, formado em Artes Plásticas, e Mestre em Arte e Tecnologia, pela Universidade de Brasília-UnB. Fundador do grupo de fotógrafos Ladrões de Alma, em 1988. Em 1989, Sub-Coordenador de Fotografia do II Festival Latino-Americano de Arte e Cultura. De 1992 a 1997 fotógrafo da EMATER-DF. Professor de Fotografia na Universidade de Brasília de 2002 a 2004. Membro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil-RPCFB. Atuou como jurado em alguns concursos como Prêmio Marc Ferrez, do SESC-DF, em 2007, 2012, 2014. Em 2005, junto com o fotógrafo Ivaldo Cavalcante foi curador da mostra Conic em Foco, exposição pertencente ao evento FotoArte 2005. Atualmente, repórter fotográfico e membro do Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Participou de várias exposições coletivas, no Brasil e no exterior.

    Conheça a galeria

    Rui Faquini

    Vive em Brasília desde 1959. Nos anos 60, conheceu Otto Stupakoff que lhe deu as primeiras lições e grande incentivo para se aperfeiçoar como fotógrafo. Em 69/70 estudou em Tóquio com um mestre Zen. Profissionalizou-se como free-lancer, documentarista e publicitário. Nos anos 70 aperfeiçoou-se em oficinas e estágios na Suíça, Inglaterra e Itália. Tem obras no Museu Francês da Fotografia e, recentemente, criou a galeria Fotoponto em Brasília. Continua ativo, sobretudo em projetos especiais.

    Conheça a galeria

    Sergio Ranalli

    Sergio Ranalli é fotógrafo desde 1998, atualmente trabalha como editor de fotografia do jornal Folha de Londrina e paralelamente desenvolve projetos autorais de fotografia. Já conquistou o premio Porto Seguro Fotografia, foi também finalista do Prêmio Conrado Wessel, além já ter ganho outros prêmios na área do fotojornalismo. Prêmios 2014 - Vencedor do 10º Prêmio New Holland de Fotojornalismo Agricola - Segundo lugar no Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo, categoria Fotojornalismo - Selecionado para a publicação “O melhor do fotojornalismo brasileiro 2013”, Editora Europa. - Convidado para participar da comissão julgadora do Premio Esso na categoria Fotojornalismo

    Conheça a galeria

    Silvinha Biu

    Silvinha Biu é performer e fotógrafa. Nascida em 1993, já passou por aulas de teatro, fotografia, publicidade e filosofia. Vive em busca de si, atualmente na cidade de Goiânia – Goiás. Em agosto de 2014 teve sua primeira exposição individual em Brasília, na galeria A Casa da Luz Vermelha.

    Conheça a galeria