• Este projeto foi contemplado como o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012

    Fotógrafos convidados - Luiz Clementino

    CERRADO IMPRESSIONISTA

    Há ocasiões em que a atividade fotográfica é um processo de total desprendimento. Quando não existe o arbítrio e um objetivo do que se deve fazer, o procedimento torna-se puramente intuitivo. Entramos em um espaço sem fim, onde nada é determinado ou pré-estabelecido. O compromisso é a identificação com o encanto, que nos manifesta.

    Imbuído desse preceito, o fotógrafo austríaco Ernst Haas disse certa vez que a fotografia é um grande oceano onde nadamos de várias maneiras e em diferentes profundidades. Penso que essa percepção tem a ver com o que estamos falando.

    Digo isso porque no segmento do nosso trabalho profissional estamos sujeitos a obedecer a diretriz de quem nos contrata. Ou seja, temos que captar as imagens de acordo com que o cliente deseja. Não há o que discutir, o resultado tem que agradar o contratante.

    Como caminho pelo cerrado todos os dias, essa soberba vegetação nos proporciona sobremaneira uma fotografia livre. Deparamos com maravilhosas composições tanto no espaço da aberração cromática quanto na forma estética.

    A Energia Vital se expressa nas várias formas de vida, nos concedendo um espetáculo grandioso.

    E no contexto do impulso criativo e artístico surgem momentos em que a pintura e a fotografia apresentam expressões comuns. Sendo que da fonte em que bebem os artistas plásticos para borrarem suas belas telas, sacia também a sede dos fotógrafos sensibilizados pela luz.

    A exposição CERRADO IMPRESSIONISTA, como outras autorais que realizei, foram elaboradas em intervalo de tempo de total descontração e harmonia momentânea com a imagem que se apresenta em nosso universo.

    É um projeto pessoal!

    luiz clementino

    1a
    2
    4
    5
    7
    image description
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    28
    29
    30
    31
    32