• Este projeto foi contemplado como o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012

    O Museu

    Nossa missão

    O Museu da Fotografia Documental (MFD) é uma experiência pioneira no reconhecimento da fotografia documental como ferramenta de reflexão para a fotografia brasileira e de determinados cenários socioculturais, econômicos e políticos do país.

    O MFD é o primeiro web museu do Brasil voltado exclusivamente para a fotografia documental. Nossa missão é difundir a fotografia documental como produto cultural. A fotografia documental abrange diferentes aspectos da natureza humana e é fundamental para o resgate histórico e cultural de nosso passado.

    Grande vencedor do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, realizado em 2012, o Museu da Fotografia Documental é fruto do trabalho da Organização Terra Vermelha Cultural, uma instituição do terceiro setor sem fins lucrativos que tem por objetivo a difusão da fotografia como patrimônio cultural, histórico e da antropologia visual.

    O MFD tem a intenção de criar o incitamento necessário para outras obras fotográficas documentais ainda não reveladas e podemos abrigar acervos fotográficos que estão sob a guarda de particulares e de organismos públicos e privados e que não encontram maneiras de apresentá-los ao grande público.

    Roberto Castello e equipe – 2014

    Quem é quem

    Apoio

    patrocionio

    O Museu da Fotografia Documental é fruto do trabalho premiado da organização social “Terra Vermelha Cultural” , uma instituição de defesa de direitos sociais,com participação de fotógrafos independentes, artistas plásticos,jornalistas, e escritores.  A fotografia é o instrumento de ensino e qualificação nas atividades ligadas ao patrimônio tangível e intangível, e na reconstrução da memoria brasileira.

    Roberto Castello  2014